Todo mundo quer publicar um livro?

Honestamente? Não. Inclusive nem todos querem ler um livro. Escrever é verbo e como todo verbo indica ação. Escrever. Escrever. Ler. Escrever. É isto
Honestamente? Não. Inclusive nem todos querem ler um livro.

Ler e escrever são escolhas que podem ser importantes e, de fato, são. Mas continuam sendo escolhas. Exigem tempo, dedicação, aprendizado. Investimento. Pode ser mais fácil para umas que outras, mas é algo que se desenvolve. É um trabalho. O texto melhora quanto mais se lê e quanto mais se escreve. Pode parecer óbvio, mas desde que comecei a escrever profissionalmente notei que o óbvio é a primeira coisa a ser ignorada. Nem todo mundo quer escrever um livro na mesma medida que nem todo mundo quer ler o que você escreve. Ter consciência disso é importante para entender que, por mais pessoal que um texto seja, ele é um trabalho artesanal. Não cabe a quem escreve decidir se o texto é ou não arte. Cabe a quem escreve, escrever. 

Dito isso, aqui está o ponto principal da publicação de um livro: escrever. Antes de ter uma ideia, tema ou estrutura é necessário comprometimento. Parece fácil, mas não é. Sentar-se à mesa e pensar e escrever e apagar. Não lembro qual escritor disse que escrever é basicamente apagar. Sim, fato. Antes de entender um texto como finalizado, mais da metade dele foi reescrita ou simplesmente apagada. Até esse que você lê agora. Escrever é sobre desapegar. A palavra está meio gasta por conta de toda gratiluz dos últimos anos, mas é isso. Escrever é verbo e como todo verbo indica ação. Escrever. Escrever. Ler. Escrever. É isto. Querer publicar um livro não é o mesmo que escrever um livro. Escrever cansa.
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Leia mais em:

Leia Também

Texto sincerão sobre o Proac
14/01/2021
Texto sincerão sobre o Proac
Sobre 2020 e a publicação de Sabendo que és minha
31/12/2020
Sobre 2020 e a publicação de Sabendo que és minha
No começo, era um blog
24/11/2020
No começo, era um blog
Livros para quem quer escrever livros
06/10/2020
Livros para quem quer escrever livros
Assine gratuitamente a newsletter * Fabrina com F * e receba toda semana o puro suco dos blogs da década de 2000. Narrativas, anginas, digressões, resenhas e comentários feitos por uma mulher que escreve.
Fabrina Martinez - Escritora, poeta, jornalista.

Fabrina Martinez - Escritora, poeta, jornalista.

Proac